SEMANA CULTURAL – 16 DE OUTUBRO DE 2013
EVENTO: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E MUSEOLÓGICA
TEMA: “MEMÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL NOSSA SENHORA DE LOURDES E OUTRAS MEMÓRIAS”
OBJETIVO: RECONSTRUÇÃO DAS MEMÓRIAS DO COLÉGIO
ESTADUAL NOSSA SENHORA DE LOURDES e DOS BAIRROS ADJACENTES
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Durante a Semana cultural será ORGANIZADA uma “SALA DE MEMÓRIA”. Dentro desta sala, cada turma terá um “VARAL FOTOGRÁFICO” para expor os seus trabalhos (imagens e fotografias sobre o tema da exposição). A turma deverá complementar a exposição fotográfica com fontes materiais sobre a memória do Colégio e/ou outras memórias.
JULGAMENTO: (Os varais serão fotografados e as 7 turmas que participarão da exposição e que têm aulas com o Prof. Dorival serão avaliadas e receberão nota com valor equivalente a 2,0 pontos pela atividade, correspondente à nota de trabalho do 4º bimestre.) Além da nota do 4º bimestre atribuída para cada equipe ou grupo, será solicitado aos professores que julguem 1º, 2º e 3º lugares entre as salas pelo trabalho coletivo. Os melhores trabalhos irão para o blog.
TRABALHO EM GRUPO e ATIVIDADE POR SALA
A Sala será divida em grupos de 4 a 5 alunos. Os alunos trabalharão em
equipes, mas o resultado será um trabalho coletivo por sala. Cada sala terá o seu varal, exposto em um único ambiente (uma sala designada para a exposição).
Atividade 1. Cada equipe deverá pesquisar e organizar uma pequena exposição fotográfica (pesquisar fotos, imagens do colégio e dos bairros adjacentes, fotos atuais e antigas de preferência) para expor no “VARAL FOTOGRÁFICO”.
Obs. As fotos devem estar legendadas, com data e outras informações. Ex. Colar a foto em um papel sulfite e escrever embaixo as informações.
[Obs.: A temática da atividade 1 (um) é obrigatória para todas as equipes]
Atividade 2. Além da atividade 1, cada equipe deverá escolher um dos seguintes temas para complementar a exposição fotográfica com objetos ou outras fontes materiais.
Equipe 1- jogos e brincadeiras nos tempos de escola (Ex. figurinhas, vídeo game, bets, bola de gude, bate-bate, etc.).
Equipe 2-uniformes e vestimentas nos tempos de escola, modas antigas;
Equipe 3- materiais escolares: livros, mapas, globos, cadernos, canetas, apontadores (antigos);
Equipe 4-trabalhose documentos escolares: cartazes, provas, boletins, diários,e outros;
Equipe 5- equipamentos:máquina de escrever, mimeógrafo, retroprojetor, disquete, fita cassete, vídeo cassete,disco de vinil, etc.
Equipe 6–móveis e utilidades: escrivaninha, carteira, quadros, lancheira, telefone, etc.
Equipe 7 – memória do café e dos cafezais (uma das marcas da região): torrador, peneira, moedor etc.
Observações:
- As equipes deverão identificar os seus trabalhos para facilitar a avaliação. As equipes deverão também se ajudar entre si para que o trabalho da sala fique apresentável. A nota do grupo será o resultado da média entre a nota atribuída pelo trabalho em grupo e a nota atribuída ao trabalho coletivo da sala.
- As equipes deverão providenciar além do material para a exposição, barbantes ou cordas de varal e prendedores. Os pedestais para os varais serão fornecidos pelo professor.
Cada turma deve eleger o um “curador ou curadora” para a sua exposição, aluno(a) responsável para coordenar e representar a turma na exposição da sala.
Sugestões: Pesquisar na Internet como se faz um “varal fotográfico” e como se faz molduras para fotografias de maneira que a exposição fique bonita e apresentável.
Aproveitar a pesquisa oral que foi feita com ex-alunos do colégio para usar fragmentos na exposição fotográfica. Ex. A foto do(a) ex-aluno(a) e um recorte (uma parte selecionada) do depoimento escrito do lado da foto. Mas não fazer só isto, outras imagens devem ser pesquisadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário